Você já se perguntou para que serve usar o primer antes da maquiagem? O primer sempre aparece nos primeiros passos de rotinas de makeup, mas você sabe do que ele é feito, quais os tipos que existem e as melhores dicas para aplicá-lo?
Preparamos este Wiki de Beleza pra te contar tudo que a gente sabe sobre esses aliados da durabilidade de uma make - os primers. Vem com a Be!
Qual a função do primer?
Como explicamos no nosso post: Dicionário de Beleza: Palavras em inglês sobre maquiagem, primer é uma palavra da língua inglesa que significa preparação. O primer é um produto de preparo da pele que são comercializados, no geral, em forma de creme, óleo ou sérum.
A função do primer antes da maquiagem é principalmente diminuir a aparência dos poros e facilitar a aderência da base na pele. Outros efeitos podem ser associados como controlar a oleosidade, dar mais luminosidade e até mesmo ajudar a cobrir manchas leves.
O principal efeito de um primer é deixar a pele com um aspecto suavizado, blur, como é chamado em inglês, fazendo referência, inclusive às ferramentas de edição de imagens de aplicativos.
Existem também versões específicas para partes do rosto. Como os primers para olhos, que ajudam a fixar melhor as sombras, primers para cílios, ou primer labial para melhor aplicação de batons.
Do que são feitos os primers?
Os primers possuem diversos ingredientes, mas o principal deles são os polímeros em microesferas que podem ser naturais, minerais ou sintéticos. Essas microesferas são partículas minúsculas responsáveis por deixar a aplicação do primer mais fácil, e claro, para garantir os efeitos de preparo da pele.
Microesferas de sílica, por exemplo, apresentam alta absorção de óleos e podem oferecer controle de oleosidade e efeito mate.
Existem também as microesferas que têm a capacidade de reduzir com efeito ótico os contrastes. Assim o produto consegue disfarçar os poros e esconder imperfeições da superfície da pele.
Tipos de primers
O melhor tipo de primer é aquele adequado ao seu tipo de pele e ao efeito que você deseja criar. Esses são os tipos de primer mais comuns que encontramos aqui no Brasil:
Primer matificante:
São os primers que além de reduzir a aparência dos poros, o tal efeito blur, oferecem ativos matificantes. São os favoritos de quem tem a pele com tendência à oleosidade, ou podem ser uma boa estratégia para maquiagens de longa duração em dias quentes.
Primer hidratante:
Os primers hidratantes são formulados para peles de normais a secas. A ideia é melhorar a aparência dos poros e oferecer uma dose de hidratação, evitando que a pele “sugue” a água da base que vai ser aplicada depois.
Primer para luminosidade:
São os primers que apresentam partículas de brilho em sua fórmula para ampliarem a reflexão de luz e garantirem um efeito de luminosidade. Ieais para makeups mais leves com pouca base.
Primers para correção:
São primers que auxiliam a correção de cor e o disfarce de manchas. Existem primers com pigmentos em tons de pele, e com tonalidades específicas para neutralizar manchas. Como o primer verde que suaviza manchas vermelhas e de acne.
Como usar o primer?
Para saber como se deve usar o primer, nada melhor do que acompanhar as indicações do próprio fabricante. Quantidades e dicas para a melhor aplicação estarão na embalagem.
Mas, de forma geral, a gente aplica o primer antes da base, depois de hidratar a pele e usar o protetor solar (no caso de makes diurnas).
Você pode aplicar o primer com os dedos ou com um pincel de cerdas sintéticas ou mistas como um língua de gato ou kabuki, por exemplo. É importante que seja um pincel que não absorva muito o produto para evitar o desperdício, já que usamos uma quantidade bem pequena a cada aplicação.
E dá pra usar só o primer todo dia? A dica da nossa founder Carolina Habeyche para é incorporar o primer à sua rotina de skincare. Ela explica: "se você for usar esse tipo de produto todos os dias, é interessante você usar algum primer que já possua na fórmula, algum ativo que beneficie sua pele, visto que você vai usá-lo o dia inteiro." Alguns primers possuem ativos anti-age que ajudam a amenizar as linhas finas, ou que ajudam na diminuição da oleosidade da pele, por exemplo.